Engenharia da Computação
Objetivo Geral
Formar profissionais para atuarem no desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de hardware e software, com visão humanística crítica perante problemas sociais relativos à profissão e capazes de assumir responsabilidades sociais e políticas.
Objetivos Específicos
Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos de Ciência da Computação, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.
Propiciar o desenvolvimento da cidadania por meio do conhecimento, uso e produção histórica dos direitos e deveres do cidadão.
Desenvolver a capacidade de solucionar problemas, liderar, tomar decisões e adaptar-se a novas situações.
Discutir a realidade sócio-econômica para adotar uma postura crítica construtiva na prática profissional.
Perfil Profissional
O Engenheiro de Computação deverá:
ter uma sólida formação técnico-científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos político-econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade, e,
ter formação nas áreas de hardware e software, com os conhecimentos de Ciência da Computação e de Engenharia Elétrica necessários ao projeto de sistemas de computação completos com componentes de software, hardware e de comunicação.
Competências e Habilidades
Utilizar a matemática, a ciência da computação, conhecimentos de física e tecnologias modernas no apoio à construção de produtos ou serviços seguros, confiáveis e de relevância à sociedade.
Projetar, construir, testar e manter software no apoio à construção ou incorporado a produtos ou serviços, principalmente nos produtos e serviços que requeiram a interação com o ambiente e ou dispositivos físicos, além do próprio sistema computacional utilizado para o processamento de dados.
Utilizar tecnologias já estabelecidas, e desenvolver novas técnicas, no sentido de gerar produtos e serviços como mencionados nos itens anteriores;
Entender e interagir com o ambiente em que os produtos e serviços, por ele projetados ou construídos, poderão operar de forma correta.
Ter conhecimento da ciência da computação e de métodos necessários para aplicá-la.
Ter conhecimento suficiente de outras áreas (física, eletricidade, matemática, administração, etc.), além da computação, que lhe permita assumir a responsabilidade completa de produtos e serviços até um determinado nível de especificidade.
Ter facilidade de interagir e de se comunicar com profissionais da área de computação e profissionais de outras áreas no desenvolvimento de projetos em equipe.
Ter facilidade de interagir e de se comunicar com clientes, fornecedores e com o público em geral.
Supervisionar, coordenar, orientar, planejar, especificar, projetar e implementar ações pertinentes à engenharia de computação e analisar os resultados.
Realizar estudos de viabilidade técnico-econômica e orçamentos de ações pertinentes à engenharia de computação.
Ter disposição e postura de permanente busca da atualização profissional.
Ter disposição em aceitar a responsabilidade pela correção, precisão, confiabilidade, qualidade e segurança de seus projetos e implementações.
Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional e avaliar o impacto de suas atividades no contexto social e ambiental.
DURAÇÃO:
Mínima: 5 anos
Máxima: 8 anos
TOTAL DE CRÉDITOS: 234
Obrigatórios: 232
Optativos: 28
CARGA HORÁRIA: 3.900 horas
Aspectos Legais
ANO DE INSTALAÇÃO: 2009
PROJETO PEDAGÓGICO: Resoluções Nº 43/08/CONEPE
fonte; http://computacao.ufs.br/pagina/4536
Engenharia da Computação
Reviewed by
Unknown
on
00:48
Rating:
Nenhum comentário